Com o apagar de luzes por uma hora, num gesto simbólico que chama a população para a reflexão sobre questões ambientais, no dia 26 de março, das 20h30 às 21h30, será realizado mais um ano da “Hora do Planeta”.

No ano de 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, de 128 países, apagaram as luzes. Em 2011, a mobilização será ainda maior.
No Brasil, 98 cidades, incluindo as capitais, já registraram formalmente a participação. Serão mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, em 4.200 cidades de 125 países.
Monumentos como o Cristo Redentor, Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State são alguns dos monumentos que ficarão às escuras.
A participação de pessoas, organizações e governos é um gesto em direção à busca da sustentabilidade. Esse ato simples tornou-se um símbolo especial da determinação de muitas pessoas em fazer a diferença. Significa dizer que estamos preocupados e atentos ao processo de aquecimento global, e que queremos fazer a nossa parte pelo direito de nossos filhos e netos herdarem um planeta habitável.
O primeiro minuto de silencio será dedicado às vítimas de recentes tragédias de fenômenos naturais como o terremoto e tsunami no Japão, que vitimaram mais de 10 mil pessoas, e também às vítimas das enchentes no Brasil nestes primeiros meses do ano.
O Rio de Janeiro terá pela primeira vez, um evento aberto ao público, a partir das 19h, nos Arcos da Lapa, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Após o minuto, o público assistirá à apresentação das baterias da Mangueira, Portela, Grande Rio e União da Ilha, simbolizando a capacidade de organização e de superação do ser humano.
Na cidade maravilhosa serão apagados os ícones do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Igreja da Penha, Castelinho da Fiocruz, Monumento aos Pracinhas e Arcos da Lapa.
Já em Brasília ficará sem iluminação o Palácio do Buriti e Anexo, Memorial JK, Teatro Nacional, Catedral, Museu do Índio, Complexo Cultural da República e Ponte JK.
Esses 60 minutos, é o momento em que todas as nações, juntas, refletem e definem metas para as suas vidas, estabelecendo objetivos para a preservação da natureza e cumprindo esses compromissos durante o ano inteiro. É onde pequenas ações, que podem ser praticadas por todos os cidadãos, também são incentivadas pela Prefeitura, como a utilização do transporte coletivo e das ciclovias da cidade, assim como a participação na coleta seletiva de lixo.
Além de ser um ato simbólico, servirá, também, para lembrar que em todos os dias e todas as horas durante a nossa vida cotidiana, nós podemos desligar as luzes que não são necessárias naquele momento e os aparelhos eletrodomésticos que não estiverem em uso, bem como economizar água.
A Hora do Planeta é isso, a união de milhões de pessoas de todo o mundo para, em conjunto, apagar as luzes, enfrentar as mudanças climáticas e proteger o mundo natural. É um grande símbolo da solidariedade mundial, uma demonstração inspiradora do compromisso internacional. É uma forma de usar os 60 minutos de escuridão para ajudar o mundo a finalmente enxergar a luz.
NÓS DA BERGWIND APOIAMOS A HORA DO PLANETA! ENTRE NESSA VOCÊ TAMBÉM!