Bergwind

sexta-feira, 25 de março de 2011

Bergwind apoia a Hora do Planeta



Com o apagar de luzes por uma hora, num gesto simbólico que chama a população para a reflexão sobre questões ambientais, no dia 26 de março, das 20h30 às 21h30, será realizado mais um ano da “Hora do Planeta”.

A Hora do Planeta é um ato simbólico, que originou-se em Sidney, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante 60 minutos.

No ano de 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, de 128 países, apagaram as luzes. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

No Brasil, 98 cidades, incluindo as capitais, já registraram formalmente a participação. Serão mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, em 4.200 cidades de 125 países.

Monumentos como o Cristo Redentor, Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State são alguns dos monumentos que ficarão às escuras.

A participação de pessoas, organizações e governos é um gesto em direção à busca da sustentabilidade. Esse ato simples tornou-se um símbolo especial da determinação de muitas pessoas em fazer a diferença. Significa dizer que estamos preocupados e atentos ao processo de aquecimento global, e que queremos fazer a nossa parte pelo direito de nossos filhos e netos herdarem um planeta habitável.

O primeiro minuto de silencio será dedicado às vítimas de recentes tragédias de fenômenos naturais como o terremoto e tsunami no Japão, que vitimaram mais de 10 mil pessoas, e também às vítimas das enchentes no Brasil nestes primeiros meses do ano.

O Rio de Janeiro terá pela primeira vez, um evento aberto ao público, a partir das 19h, nos Arcos da Lapa, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Após o minuto, o público assistirá à apresentação das baterias da Mangueira, Portela, Grande Rio e União da Ilha, simbolizando a capacidade de organização e de superação do ser humano.

Na cidade maravilhosa serão apagados os ícones do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Igreja da Penha, Castelinho da Fiocruz, Monumento aos Pracinhas e Arcos da Lapa.

Já em Brasília ficará sem iluminação o Palácio do Buriti e Anexo, Memorial JK, Teatro Nacional, Catedral, Museu do Índio, Complexo Cultural da República e Ponte JK.

Esses 60 minutos, é o momento em que todas as nações, juntas, refletem e definem metas para as suas vidas, estabelecendo objetivos para a preservação da natureza e cumprindo esses compromissos durante o ano inteiro. É onde pequenas ações, que podem ser praticadas por todos os cidadãos, também são incentivadas pela Prefeitura, como a utilização do transporte coletivo e das ciclovias da cidade, assim como a participação na coleta seletiva de lixo.

Além de ser um ato simbólico, servirá, também, para lembrar que em todos os dias e todas as horas durante a nossa vida cotidiana, nós podemos desligar as luzes que não são necessárias naquele momento e os aparelhos eletrodomésticos que não estiverem em uso, bem como economizar água.

A Hora do Planeta é isso, a união de milhões de pessoas de todo o mundo para, em conjunto, apagar as luzes, enfrentar as mudanças climáticas e proteger o mundo natural. É um grande símbolo da solidariedade mundial, uma demonstração inspiradora do compromisso internacional. É uma forma de usar os 60 minutos de escuridão para ajudar o mundo a finalmente enxergar a luz.

NÓS DA BERGWIND APOIAMOS A HORA DO PLANETA! ENTRE NESSA VOCÊ TAMBÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário