Bergwind

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

IATISMO: MUITO MAIS DO QUE UM ESPORTE



A COMPETIÇÃO

As competições envolvem os mais diferentes tipos de embarcações, separadas em categorias, conhecidas como classes, podendo ter um ou dezenas de tripulantes. A mastreação e o número de velas também variam conforme a classe. As provas são disputadas em percursos delimitados por bóias, ilhas ou continentes, variando em duração desde poucas horas até mesmo vários dias, no caso das travessias oceânicas.

A cada regata (como são chamadas as competições dos esportes náuticos) o barco soma determinados números de pontos, de acordo com sua posição de chegada. Vence aquele que somar o menor número de pontos ao final da série de regatas.

Existem três tipos comuns de regata: a competição convencional, onde todos os barcos competem entre si; o match-race que é a forma barco contra barco, com uma contagem de pontos diferente da regata convencional (sendo o match-race mais famoso a America's Cup, que também é a regata e competição esportiva mais antiga do mundo); e a terceira e menos comum, normalmente praticada em barcos de monotipo, é a em equipe, que consiste em um complexo sistema de pontuação onde as equipes (normalmente separada por Clubes) competem umas contra as outras.



ESPORTE COMO FILOSOFIA DE VIDA

A Vela é um esporte indicado para qualquer tipo de pessoa, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento.

Quem pratica garante que o esporte proporciona um prazer indescritível. Entretanto, para começar a praticar a vela, é preciso antes de tudo vontade e disponibilidade de tempo para se dedicar ao esporte.

Depois de feito um curso, com aproximadamente 20 horas de aula, o aluno está apto para começar a velejar.

Como pré-requisitos básicos, o iniciante não precisa necessariamente saber nadar, mas se souber, ajuda para adquirir mais autoconfiança. Qualquer pessoa pode praticar esse esporte e mesmo começando do zero, adquirir um bom desempenho.

A Vela é indicada também para aqueles que possuem alguma deficiência física, pois existem barcos adaptados de acordo com a incapacitação de cada um, tanto para uma competição de igual para igual ou simplesmente velejar.

Outro benefício é o fato do esporte não ter hora certa para começar ou parar. Uma criança de cinco anos, já tem condições para começar a “brincar”. Para esta, é um tipo de esporte que ajuda a desenvolver desde cedo o raciocínio, pelo fato de ser obrigada a tomar decisões durante o percurso. O contato com a natureza também é outro fator importante. Além de ser um esporte 100% ecológico.

Na primeira fase do contato com a modalidade, qualquer embarcação é adequada para o iniciante. Numa fase posterior, a escolha da classe é importante, e deve ser condicionada pela opção de seguirmos a via do rendimento desportivo ou do lazer. Para esta escolha, deve ser consultado o técnico do Clube responsável por esta área.

As vantagens dessa prática vão além da questão física. O iatismo traz benefícios também psicológicos para o atleta. O prazer de velejar é indescritível e o esporte acaba virando uma filosofia de vida.

Do ponto de vista quantitativo, o Brasil cresceu muito no esporte, entretanto o percentual é muito baixo, visto que possuímos tantos locais apropriados para a Vela, afirma Nelson (velejador veterano).

“Se formos partir do olhar qualitativo, vemos como o nosso país possui atletas de alto nível, clubes altamente estruturados e bem equipados. O diferencial de nossos atletas pode ser visto hoje no desempenho em competições em todo o mundo”, completa.

Para quem se interessou em praticar o esporte, é simples. Basta se informar, procurar uma escola especializada e dar boas velejadas. Entretanto, esteja preparado, pois assim como afirma Nelson, quem começa, não consegue mais parar.

CURIOSIDADES

- Nelson Ilha, gaúcho de 47 anos, é um velejador envolvido com o esporte praticamente desde que nasceu. Porém, a nível competitivo, participa de campeonatos desde 1972. Com a participação em quatro olimpíadas, vários campeonatos mundiais, já faturou vários títulos durante toda sua carreira.
Membro da ISAF, Federação Internacional de Vela, e capitão da Diferencial Saling Team, Nelson Horn Ilha assumiu também o posto de presidente da Associação das Federações Esportivas do RGS, AFERS.

- A Vela é um esporte olímpico desde 1900. E é a modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário